A educação financeira é uma dificuldade para os brasileiros. Com a nossa economia instável, muitas pessoas fazem dívidas e depois não conseguem honrá-las. Quando isso acontece, diversos desdobramentos negativos vêm também. Contrair uma dívida significa ficar sem crédito no mercado para compras à prazo, cartão de crédito, financiamentos, entre outros. Quem tem uma dívida não paga também está sujeito a sofrer uma ação judicial da empresa credora.
Se você perdeu o crédito no mercado em virtude de uma dívida não paga e deseja recuperá-lo, acompanhe nossas dicas e dê início a uma nova etapa da sua vida.
Informe-se sobre a(s) dívida(s)
O primeiro passo é informar-se sobre a situação da sua dívida. Consulte o banco ou instituição para saber qual o valor da dívida original, qual o valor atualizado e qual a taxa de juros incide sobre a quantia.
Coloque tudo na ponta do lápis e faça uma avaliação financeira da sua situação atual. Avalie quanto sobra de dinheiro no final do mês ou quais os gastos você pode cortar a fim de quitar sua dívida. Com essas informações, você saberá qual parcela cabe no seu bolso.
Negocie com o credor
Sabendo quanto você deve e quanto consegue pagar, fica mais fácil negociar. Entre em contato com a empresa credora e faça uma proposta. Negocie descontos nos juros e multa e veja se a empresa oferece condições atrativas.
Sempre que possível, pague a dívida à vista. É possível conseguir descontos de mais de 50% no valor da dívida, em alguns casos.
Assim que você negociar a dívida e pagar a primeira parcela (ou a dívida toda, no caso de pagamento à vista) a empresa já deve informar os cadastros de inadimplentes, como SPC e SERASA e seu nome deve ser excluído dessas listas em até 5 dias úteis.
Mude seus hábitos
Depois de conseguir limpar seu nome e recuperar o crédito no mercado, adquira novos hábitos financeiros para não passar novamente pela situação. Organize-se financeiramente para ter uma vida mais tranquila e poder contar com crédito no mercado nas horas que você precisar.