A crise econômica que assola o Brasil e o mundo, somado ao aumento do desemprego no país e a histórica desorganização financeira dos brasileiros, faz com que aumente a cada dia o número de endividados. Segundo indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 42% da população está com o nome em cadastro de devedores, o que representa mais de 63 milhões de consumidores.
Quando o nome é incluído na lista de inadimplentes?
Ao comprar um produto ou serviço, é obrigação do consumidor pagar pela compra. Porém, com o agravamento da situação financeira, nem sempre é possível manter o compromisso e muitos brasileiros acabam ficando com o nome sujo. No primeiro dia de atraso, a empresa credora pode solicitar a um dos cadastros de inadimplência (SPC, Serasa ou SCPC) o envio de uma carta ao devedor informando sobre a dívida e o risco de negativação do CPF até 10 dias depois da notificação.
O que acontece quando o CPF é negativado
Ficar com o “nome sujo” pode causar diversos problemas no seu dia a dia. O cadastro nas listas de inadimplência impede que você assuma qualquer financiamento, como crédito em banco, crediário em loja ou qualquer outra instituição. Além disso, os juros de sua dívida crescem a cada dia.
Como limpar o nome
A única maneira de sair da lista de inadimplentes é pagando sua dívida. Porém, quando se está endividado, normalmente é porque você não tem condições de arcar com a dívida de uma só vez, principalmente quando o valor já saiu do seu controle com o aumento de juros ou soma de parcelas da dívida original. Então, a única maneira de limpar o nome é negociando a dívida.
Para as empresas, o melhor jeito de cobrar dívidas é contratar uma empresa de recuperação de crédito paranegociar com o consumidor, como a Hoepers. Empresas especializadas podem propor as melhores condições de pagamento para você. Negocie com a empresa de modo que você consiga cumprir com o acordado.
Até 5 dias úteis depois de regularizar a inadimplência, seu nome será retirado das listas de devedores das empresas e você volta a ter acesso ao crédito.