Saiba as consequências de ter seu nome negativado e como resolver a situação.
Se você chegou até aqui, é bem provável que você ou alguém que você conhece esteja entre os 60 milhões de inadimplentes no Brasil, de acordo com o Serasa Experian. O que quer dizer que certamente você não é o único a perder noites de sono pensando nas contas que não conseguiu pagar.
Mas na prática, mais do que tirar o sossego, deixar de quitar as suas dívidas pode gerar muitos outros problemas. Com um único dia de atraso, independente do valor da dívida, o credor já pode pedir para que um dos cadastros de inadimplência (Serasa, SPC ou SCPC) envie uma carta avisando sobre o risco de negativação do CPF, caso a situação não seja regularizada em até 10 dias após receber a notificação.
Quando o CPF é negativado, ou seja, quando o nome “fica sujo”, você fica impedido de assumir qualquer tipo de financiamento em bancos, ou qualquer outra instituição financeira, e fazer compras a crediário nas lojas, além da sua dívida seguir crescendo e os juros se acumulando.
Renegociando a dívida
Como você deve imaginar, para limpar o nome basta pagar a conta em aberto. No entanto, dependendo do valor da dívida, para a maioria das pessoas fazer isso à vista é quase impossível.
Nesses casos, o jeito é negociar. Grande parte das empresas compreende as dificuldades do consumidor em arcar com os altos juros e passa a responsabilidade da cobrança para empresas especializadas em recuperação de crédito como a Hoepers, o que facilita o processo de resolução do problema.
No momento da negociação o mais importante é avaliar se as suas reais condições no momento estão de acordo com a proposta oferecida. Caso ela esteja, não hesite em aceitar e cumprir o que ficou acertado.
Com a sua dívida paga, em até 5 dias úteis depois de regularizada a inadimplência, o seu nome será retirado da lista de negativação e o seu crédito na praça recuperado.
Como saber se o seu nome está sujo
Das três instituições de cadastros de inadimplentes, somente a Boa Vista SCPC disponibiliza gratuitamente a consulta para saber se o seu nome está sujo ou não pela internet.
Já no Serasa e no SPC, a consulta pode ser feita também de forma gratuita, mas somente nos postos de atendimento da empresa.